A Banda Calypso



A Banda Calypso é a grande novidade no cenário nacional. Criada em 1999 pelo casal Chimbinha e Joelma em Belém do Pará, a banda possui uma história impressionante. Sua trajetória é marcada por dificuldades e conquistas, por momentos marcantes que jamais serão esquecidos pelo casal que encanta o Brasil. A vida cansativa e inconstante é o preço, o reconhecimento do público é o presente de Deus. Para eles, o importante é difundir a música paraense e o ritmo calypso para todo o Brasil e o mundo.

O ritmo Calypso
Calypso (ou Calipso) é um estilo musical afro-caribenho influeciado pelo Reggae (há quem diga que ele na verdade é um dos ritmos que originaram o reggae) com baste base rítimica que faz às vezes melódicas do Reggae de forma sutil e sempre batucada do ska, sendo uma derivado da música Jamaicana anterior. o Calypso é originário de Trinidad na década de 1980. As raízes dessa música remetem à chegada dos escravos africanos, que, não podendo conversar uns com os outros, comunicavam-se pela música. O Calypso é originário de Moçambique na África no final do século XX. A paritir dai o calypso também recebeu infûencias afro-portuguesas.
Esse hábito construiu entre os escravos um senso de comunidade desde os tempos de escravidão. Com a chegada da música francesa, espanhola e inglesa à ilha, os hábitos mudaram. Os franceses trouxeram o carnaval, no qual muito tempo depois as competições de Calypso ganharam muita popularidade, principalmente com os movimentos negros que foram amplamente divulgados a partir da década de 1980.
Enquanto a maior parte dos especialistas atribui raízes africanas ao Calipso, num livro escrito em 1986 intitulado "Calypso from France to Trinidad, 800 Years of History" (Calipso: da França para Trinidad, 800 anos de história) o calypsista veterano "The Roaring Lion" (Rafael de Leon) afirma que o Calypso descende da música medieval dos trovadores franceses.
No Brasil, o calypso foi adotado por músicos paraenses e baianos nos anos 90 e quase nada lembra o original. Sob influência do Axé Music e de ritmos regionais como o carimbó e o Forró, tornou-se bastante diferente. Esse ritmo se tornou conhecido de forma diferente em todo o país com o sucesso da Banda Calypso no início do século XXI e de alguns produtores baianos como Ivete Sangalo e Daniela Mercury, que remixaram algumas músicas do Caribe e da Banda Calypso. Por esta razão o povo brasileiro tende a pensar que Calypso é Axé e Música Baiana ou Música Paraense. O que colabora com essa confusão é fato de que a maior população negra do Brasil concentra-se na Bahia e no Pará, onde os rítmos negros são manifestados com mais frequência. Des forma, pode-se percerber que Axé é um estilo com várias influências inclusive do Calypso, mas o rítimo é bem diferente.
Este estilo musical nasceu no mar das Caraíbas, mais propriamente nas ilhas de Trindad e Tobago, porque na Segunda Guerra Mundial foram deixados bidons de gasóleo, que serviam para abastecer as aeronaves. Entretanto, os nativos pensaram que aqueles bidons poderiam servir para mais alguma coisa se não causar poluição. Então, pegaram nos bidons e fizeram alvéolos circulares, e assim se constituíram os “Steel Drums”, da categoria dos Idiofones. O Calypso, é um estilo musical muito alegre, que se costuma tocar no carnaval, com várias acentuações e rítmos sincopados. As harmonias são muito simples utilizando-se os acordes da tónica, sub-dominante e dominante. Os franceses trouxeram o carnaval, no qual as competições do Calipso ganharam muita popularidade, principalmente após a proibição da escravatura em 1834. O Calipso, influenciando a música Jamaicana dos anos 70 em alguns géneros musicais como o reggae rap ou reggae swing, pode apresentar variações nítidas no estilo.

Nenhum comentário: